logo-site-zigurate

Obras sob Tutela

Guia:

Cássio Cavalcante

Cearense, nasceu na cidade de Fortaleza, em 21 de dezembro de 1966. Filho de Romildo Alves Cavalcante e Maria Anailde Coelho Cavalcante. Casado com Ana Isabel de Sousa Maciel, tem um filho, Cássio Murilo Coelho Cavalcante Junior. Escritor e jornalista, radicado em Pernambuco há mais de 20 anos. Foi distinguido com os títulos de Cidadão Recifense e Olindense, por unanimidade pelas Câmaras municipais das cidades do Recife e de Olinda.

Um idealizador, acreditando na esperança vê o sonho como uma das mais importantes motivações para a realização. Tem como bandeira em sua jornada literária, o nordeste brasileiro, orgulhando-se de ser nordestino. Trata a literatura como artesanato tendo como matéria prima a palavra. O fascínio, a fé, a coragem e a perseverança são as pedras da fortaleza onde mora.

Fez a oficina de criação literária do escritor Raimundo Carrero por cinco anos. Teve seu início na literatura como contista, com a publicação do conto “Meu Primeiro Milhão” na revista Caruaru Hoje, em outubro de 2005. Pertence as academias: Recifense de Letras, ocupando a cadeira de nº 01 (PE); Olindense de Letras, ocupando a cadeira de nº 20 (PE); de Artes, Letras e Ciências de Olinda, ocupando a cadeira de nº 21 (PE); de Artes e Letras de Pernambuco, ocupando a cadeira de nº 10 (PE). Acadêmico Correspondente da Academia de Letras e Artes de Fortaleza (CE), Academia de Letras Juvenal Galeno (CE), Academia de Letras do Brasil na cadeira de nº 01 (SP/ São José do Rio Preto). Academia de Letras do Brasil na cadeira de nº 01 (MG/ Uberaba). Sócio Honorário da Academia Palmeirense de Letras, Ciências e Artes (AL). Membro Fundador da Akademia Alternativa Pegasiane – Brasil na cadeira de nº 16 (Albânia). Faz parte da Delegação no Brasil da Academia de Letras e Artes Valparaíso (CHILE).

Membro da SABEPE – Sociedade dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco. Pertence a AIP – Associação da Imprensa da Pernambuco.

Outorgado com as comendas: “Luís Vaz de Camões”, pelo Núcleo de Letras e Artes de Lisboa (2014); “Ubiratan Castro”, pela ABRASA – Casa do Brasil na Áustria (2015); “Marechal Floriano Peixoto”, pela LITERARTE – Associação de Escritores e Artistas (2015); “de Santelmo”, pela Academia Recifense de Letras (2017); “Honorífica Barão de Ayuruoca”, pela Associação Cultural Barão de Ayuruoca (2017).

Recebeu os títulos: “Personalidade da Neolatinidade” concedida pelo Conselho Consultivo do Movimento Festival Internacional de Culturas, Línguas e Literaturas – Festlatino. “Príncipe das Artes” da Academia de Letras Juvenal Galeno. “Doutor em Filosofia Univérsica, Honoris Causa”, consagrando-se pelo Mérito Ph.I Philospphos Immortalem da Academia de Letras do Brasil. “Referência Pernambucana”, da Associação Ressurreição Alimentando Vidas.

Foi agraciado com as medalhas: Medalha Juvenal Galeno da ALJUG – Academia de Letras Juvenal Galeno no Ceará. Medalha da Academia de Artes e Letras de Pernambuco, no Jubileu de Esmeralda da entidade pelos serviços prestados a cultura pernambucana, em Pernambuco. Medalha Paladino da Literatura Brasileira, da FEBLACA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes, no Rio de Janeiro.

É biógrafo da Musa da Bossa Nova com o livro “Nara Leão – A Musa dos Trópicos”, que foi premiado com Menção Honrosa pela Academia Pernambucana de Letras e ganhou o prêmio Clarice Lispector no Rio de Janeiro. É verbete do dicionário Cravo Albim da Música Popular Brasileira. Com a obra “Sob o céu de uma cidade”, ganhou o prêmio Talentos, Helvéticos-Brasileiros – Categoria Romance e foi exposto no Salão do Livro em Genebra – Suíça.

Prosador, editor do jornal Folha Cultural, do blog de entrevistas Estúdio C e do selo editorial Enseada das Letras. Colaborador dos Jornais Folha de Pernambuco – Recife (PE), Terra da Gente – Surubim (PE), Voz do Planalto – Carpina (PE) e Folha do E. Santo – Cachoeiro do Itapemirim (ES).

Em 26 setembro de 2020, foi agraciado com o Título de Embaixador da Paz. Este reconhecimento da jornada cultural em prol de um mundo melhor foi feito pela OMDDH, Organização Mundial dos Defensoras dos Direitos Humanos, (Pacto Global ONU- Organização das Nações Unidas-Registro n° 93551).

Livros publicados: Os Mistérios de Cada Um (2007) – Organizador; Nara Leão A Musa dos Trópicos (2008); Antologia do Natal: Noite Feliz – Em Prosa e Verso (2011) -Um dos Organizadores; Antologia do São João: Olha Pro Céu meu Amor – Em Prosa e Verso (2012) – Um dos organizadores;  Bate-papo Literal (2012); Antologia do Carnaval: Oh! Quarta-feira Ingrata – Em Prosa e Verso (2013) – Um dos Organizadores; Sob o Céu de Uma Cidade (2013); Antologia dos 7 Pecados Capitais em Prosa e Verso (2016) – Organizador; Antologia dos Dez mandamentos em Prosa e Verso (2020) – Organizador; O Sorriso de Lígia e outros contos (2020).

Artigos Relacionados

Sabe do que eu gosto?

A estética da indiferença

As coisas que eu gosto