Obras sob Tutela

O Jovem Fidel Castro

O Jovem Fidel Castro
Roniwalter Jatobá
Editora Nova Alexandria
Estante Virtual

 

Amanhece em Santiago de Cuba. Nesse domingo, 26 de julho de 1953, a segunda maior cidade cubana, com 164 mil habitantes e a 860 quilômetros de Havana, a capital do país, ainda vive a ressaca de mais um dia e noite de carnaval e de festivas comemorações do padroeiro, o apóstolo Santiago.

Às 5 horas e 15 minutos, quando uma lua nova começa a dar lugar ao sol forte que brilha sobre o Mar do Caribe, 26 carros lotados de homens armados chegam às ruas repletas de ladeiras. O destino é o quartel Moncada, de onde se descortina, ao longe, as curvas verdes da Sierra Maestra, o ponto mais alto da ilha descoberta por Cristóvão Colombo em 1492.

No dia anterior, 25 de julho, um grupo de revolucionários, liderado pelo jovem advogado Fidel Castro, havia repassado, numa fazenda próxima a Santiago, a estra­tégia para o ataque. Fidel calculara que o quartel acomodava cerca de mil soldados, mas que podiam ser dominados com facilidade usando o elemento surpresa. E melhor: muitos deles festejariam até tarde da noite, o que poderia deixá-­los menos aptos para a luta.

Artigos Relacionados

Sabe do que eu gosto?

A estética da indiferença

As coisas que eu gosto